terça-feira, 5 de março de 2013

Aguda, para além das marés


                                                       Aguda, Para Além das Marés
Sinopse
O mar da Aguda, o mundo sempre submerso do sublitoral, é o tema deste livro. A praia da Aguda é uma pequena aldeia piscatória situada ao sul do estuário do Rio Douro, no concelho de Vila Nova de Gaia, um núcleo sobrevivente da pesca "artesanal" local.
Este livro é uma documentação fotográfica a cores, acompanhada de textos, desenhos e tabelas, sobre os peixes e invertebrados marinhos que vivem no espaço desde o nível da maré baixa das águas vivas até à profundidade de 25 metros, onde começam os grandes bancos de areia.
A obra foca também a evolução da pesca artesanal na praia da Aguda ao longo de 20 anos, entre 1985 e 2004, os volumes capturados, os rendimentos declarados e os problemas que conduziram à diminuição da pesca.
O leitor é confrontado com as duas obras mais recentes e carismáticas da praia da Aguda. Acompanha a obra do quebra-mar, esse velho sonho dos pescadores, e consegue olhar para dentro da Estação Litoral da Aguda "ELA", visitando o Aquário, o Museu das Pescas e o Departamento de Educação e Investigação.
 
 
Aguda, Para Além das Marés
Fauna, flora e pescas no mar da Aguda
Edição/reimpressão: 2005
Páginas: 194
Editor: Edições Afrontamento
Coleção: Álbuns
 
36,35€

(Re)cantos d'Amar Morto


Pedro Castelhano

Preço de capa€10,00Número de páginas80
Formato140 mm x 230 mm
Âncora Editora
No mês em que se comemora o Dia Mundial da Poesia, Março, a Âncora Editora criou uma nova coleção, inteiramente dedicada à composição poética. A coleção «Universos», cujo primeiro título se apresenta, é dirigida pelo jornalista e escritor Rogério Rodrigues, que assina também o livro inaugural, sob o pseudónimo Pedro Castelhano.

Num convite à reflexão, (Re)cantos d’Amar Morto fala-nos do amor, da morte e dos afetos, destacando-se a figura feminina e as referências sobre a natureza.

Os peixes do Guadiana - Que Futuro?


De autoria de Maria João Collares Pereira, Ana Filipa Filipe e Luís Moreira da Costa.
É sem sombra para dúvidas o melhor e mais actualizado livro sobre esta temática, fala-nos das espécies piscícolas da bacia do Guadiana, com uma descrição séria da intervenção humana sobre os seus habitats naturais de que se destaca, pela sua envergadura, o empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.
É pois um livro acessível a um grande número de leitores, incluindo técnicos, gestores ambientais, alunos nos diversos níveis de escolaridade, bem como pescadores desportivos que aqui encontram um "Guia de Peixes" actualizado e totalmente a cores para melhor identificação.
Temos a certeza que as Edições Cosmos, com este livro deixam mais um legado às gerações futuras, pois fica aqui lançado o repto " Salvem-se os peixes do Guadiana"

- 300 páginas impressas a cores em papel couché, no formato 16 x 23 cm.
Preço de venda ao público 25 euros já com iva incluído