sexta-feira, 31 de maio de 2013

A Fonte das Bicas





6,30 €


Sinopse:

A Fonte das Bicas é, com todo o merecimento, o ex-libris de Borba. Monumento nacional desde 1910, foi edificada em 1781, pela Câmara Municipal, que assumiu a sua função de protectora e zeladora dos interesses do povo no abastecimento de água à vila, face aos interesses privados. Na sua forma, podemos adivinhar a influência dos desenhos das fontes de Carlos Mardel, projectadas para Lisboa décadas antes. Pela novidade que trouxe ao Alentejo, a Fonte das Bicas foi modelo para outras fontes que, depois dela, surgiram na região.

Detalhes:

Ano: 2002
Capa: capa mole
Tipo: Livro
N. páginas: 52
Formato: 23x16
Edições colibri

Novos Proletários - A Precariedade entre a «Classe Média» em Portugal


                                                        
Prosseguindo a prática do jornalismo crítico que caracteriza oLe Monde diplomatique, esta coleção, uma parceria com as Edições 70, apresenta obras de síntese sobre temas da atualidade social, política e económica, nacional e internacional. Reunindo artigos publicados no jornal e textos inéditos, a coleção procura oferecer ao leitor conhecimentos e reflexões fundamentais para o desenvolvimento de uma perspetiva informada sobre as sociedades contemporâneas.
Em Precários em Portugal. Da fábrica ao call centerprocurou‑se reflectir sobre o modo como o processo de precarização laboral em curso atingia um conjunto de profissões material e simbolicamente menos qualificadas. EmNovos Proletários esta análise prossegue com um olhar sobre o modo como a precariedade, ao impor‑se como um modelo global de gestão do trabalho, se estende também a profissões e actividades qualificadas. Este volume apresenta reflexões de enquadramento sobre esta questão, desde as dinâmicas recentes de mobilidade social na sociedade portuguesa, até à integração laboral dos jovens, passando pela relação da precariedade com formas de organização política.
Autores
Ana Bigotte Vieira, André Pirralha, João Pacheco, José Matos, Liliana Pacheco, Luís Miranda, Magda Nico, Marta Pinho Alves, Nuno Domingos, Pedro Rita, Ricardo Noronha, Vasco Ramos
Índice
1 – «Introdução» (Nuno Domingos e José Nuno Matos)
2 – «Dinâmicas de Crescimento nas Profissões Intelectuais e Científicas. Mobilidade para todos ou diferenciação?» (Vasco Ramos)
3 – «Precariedade: modos de usar» (Ricardo Noronha)
4 – «A massificação da precariedade juvenil» (Magda Nico)
5 – «“Profissão: bolseiro”: perspectivas e perplexidades das políticas de ciência em Portugal» (André Pirralha)
6 - «Estatuto da carreira docente do politécnico: como manter a precariedade» (Marta Pinho Alves)
7 – «O meu local de trabalho é um apartamento no Marquês de Pombal» (Ana Bigotte Vieira)
8 – «A proletarização da advocacia» (Pedro Rita)
9 – «Vamos brincar aos jornais» (João Pacheco)
10 – «Jovens jornalistas: entre sonho e desesperança» (Liliana Pacheco)
11 – «Da transformação do trabalho: o caso dos seguros» (Nuno Domingos)
12 – «Negreiros de tempos modernos: sobre a deslocalização interna de serviços de call-center» (José Nuno Matos e Luís Miranda)
Para adquirir este livro
PREÇO: € 8. Desconto de 10% para assinantes do jornal.
VENDA EM BANCA: o livro está à venda em banca com o número de Outubro de 2012 do Le Monde diplomatique — edição portuguesa (pode ser ser vendido separadamente)
ENCOMENDAS: pode também ser adquirido directamente no jornal (Rua Febo Moniz, n.º 13, R/C - 1150-152 Lisboa), através do e-mail mondediplopt@gmail.com ou contactando-nos pelo telefone 961 743 465