Os Colóquios de Garcia de Orta são uma obra de diálogo entre Oriente e Ocidente, no qual se confrontam representações e práticas no plano da ciência médica e da arte de curar, mas também no domínio dos costumes e tradições locais. A ênfase colocada nas plantas medicinais é certamente motivada pelo facto de elas serem a principal fonte de mezinhas em todas as culturas tradicionais, bem como na medicina erudita da Europa no período dos descobrimentos. A forma do diálogo, adoptada pelo autor, é a que melhor se ajusta ao confronto de perspectivas e ao cruzamento de olhares que dão vida à narrativa.
Adelino Cardoso, investigador e tradutor, é autor de numerosas publicações, entre as quais: Fulgurações do eu (2002) e Vida e percepção de si (2008); traduziu os Novos Ensaios sobre o entendimento humano de Leibniz e as Meditações cristãs e metafísicas de Malebranche.O volume Botânica, Medicina e Cultura, nos Colóquios de Garcia de Orta, reúne contributos inovadores sobre algumas das múltiplas facetas da obra de Garcia d'Orta no quadro de um mundo em que a pertença a uma mesma humanidade é solidária do reconhecimento de múltiplas formas culturais.
Palmira Fontes da Costa é docente na Universidade Nova de Lisboa (FCT) e historiadora da ciência e da medicina (CIHFCT). É autora do livro The Singular and the Making of Knowledge at the Royal Society of London in the Eighteenth Century (Cambridge Scholars Publishing, 2009) e editou, entre várias outras obras, Medicine, Trade and Empire: Garcia de Orta’s Colloquies on the Simples and Drugs of India in Context (Ashgate, 2015).