
quinta-feira, 19 de novembro de 2015
Jogo sobre contrabando - apresentação em Mogadouro
Da autoria de Hugo Morango, será amanhã apresentado em Mogadouro este curioso jogo sobre o contrabando. O evento terá lugar às 14h30, na Casa da Cultura de Mogadouro (Centro de Convívio).


O QUE É UMA REVOLUÇÃO - Teoria, História, Historiografia
Lançamento do livro dia 25 de Novembro às 18:00 na UFF, RJ
SINOPSE
“O terreno das transformações históricas é sempre um campo de disputas que estão, por um longo período, mais ou menos dissimuladas, até que explodem de maneira vulcânica. As placas tectónicas da vida económica e social estão ocultas sob o edifício de uma ordem política que parece estável, mas movem-se. Estes deslocamentos ora permitem o sucesso de reformas, pela via de conquistas/concessões, ora impõem o recurso à mobilização revolucionária. Enganam-se aqueles que, inspirados por interesses ocultos, ou motivados por teorias paranóicas, denunciam as revoluções como responsáveis pela contra-revolução, quando o que a história ensina é o contrário.”
OS AUTORES:
Raquel Varela, 37 anos, é historiadora, investigadora do Instituto da História Contemporânea (UNL), onde coordena o Grupo de História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais e investigadora do Instituto Internacional de História Social (Amesterdão). É doutora em História Política e Institucional (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa). É autora, entre outros, de História do Povo na Revolução Portuguesa 1974- 1975 (Bertrand, 2014), História do PCP na Revolução dos Cravos (Bertrand, 2011) e coordenadora de Revolução ou Transição? História e memória da Revolução dos Cravos (Bertrand, 2012).
Valério Arcary, 59 anos, professor titular do IFSP (Instituto Federal de São Paulo, 1988), é doutor em História Social pela USP (2000) e autor dos livros As Esquinas Perigosas da História (Xamã, 2004), Um Reformismo Quase sem Reformas (Sundermann, 2012), e O Encontro da Revolução com a História (Xamã, Sundermann, 2009). É autor de dezenas de artigos académicos e de divulgação científica sobre revoluções e marxismo.
Felipe Abranches Demier é doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor adjunto do Departamento de Política Social (DPS) da Faculdade de Serviço social (FSS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Autor de O Longo Bonapartismo Brasileiro (1930-1964): um ensaio de interpretação histórica.
Subscrever:
Mensagens (Atom)