segunda-feira, 23 de março de 2015

                                       
                                      


 O vinho do Porto é uma instituição nacional e tem a capacidade de representar a Nação portuguesa e o seu povo. A bibliografia disponível sobre este tema é vasta, mas não existia, até agora, um dicionário, como este que agora apresentamos.
Resultado de seis anos de pesquisa, esta obra reúne mais de 3000 entradas e de 600 imagens, resumindo a história do vinho do Porto e abrindo pistas para novas investigações.
Único no mundo dos vinhos, o Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto é uma publicação completa, de grande interesse não só para pesquisadores e historiadores, mas também para qualquer verdadeiro amante do vinho do Porto.


A obra reúne o vasto conhecimento sobre o vinho do Porto dos autores: Carlos Cabral e do português Manuel Pintão, que durante seis anos fizeram pesquisas sobre essa bebida.
Para a produção do livro, os autores realizaram visitas a Casas Produtoras de Vinho do Porto (antigas e atuais) e pesquisaram a história da região do Douro, pessoas ligadas à história desse vinho, a geografia física e humana da região, as castas cultivadas, ampleografia, geologia, vinificação, legislação, comércio local e internacional, folclore, literatura, órgãos do governo que legislam e controlam vinhos, tipos e muito mais.
São mais de três mil verbetes, enriquecidos com 620 ilustrações em cores e reunidos em 575 páginas. O “Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto”, único no mundo dos vinhos, traz informações sobre a história e produção do Vinho do Porto, pioneiro no uso de garrafa de vidro e que utiliza um cálice com design próprio para a degustação.