segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Histórias Proibidas



  Âncora Editora

Histórias Proibidas, de José António Pinheiro
 
Preço de capa€12,50Número de páginas128
Formato150 mm x 230 mm
 HISTÓRIAS PROIBIDAS são baseadas em factos reais – tendo como pano de fundo as cidades da Covilhã, Castelo Branco, Coimbra, Torres Novas e Entroncamento – ocorridos no passado recente – anos de 1960 /61 /62 – da história coletiva de Portugal.
O amor proibido e destroçado entre a Fernanda e o Tozé é bem demonstrativo de uma sociedade conservadora, fechada e repressiva. Os amores juvenis e puros confundem-se com a lealdade aos valores e causas da liberdade e da democracia.
O princípio da Guerra Colonial – 1961 – os receios, as incertezas, as inseguranças que vieram alterar completamente os modos de viver.

As lutas do Povo Português ganham força, num dos anos mais difíceis para a ditadura Salazarista; o assalto ao paquete Santa Maria, o início dos confrontos armados em Angola, o assalto a um avião da TAP, o ataque ao quartel de Beja, entre outros.
Histórias proibidas são episódios simples, do quotidiano de jovens das mais diversas classes sociais, dos seus modos de vida e de pensar. Neste contexto, não são esquecidos os conflitos entre a doutrina e a prática da religião Católica tão visíveis no Padre Carreto, e no jovem Tozé.