terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A Beleza de Lisboa - Eléctrico 28, Uma Viagem na História




  O Eléctrico 28 é um verdadeiro ex-libris de Lisboa, e uma das melhores formas de conhecer a cidade.


  Das janelas deste pitoresco meio de transporte podemos apreciar todo o património histórico e natural que Lisboa tem para oferecer, desde a imponente Basílica da Estrela até ao monumental Castelo de São Jorge, na zona medieval da capital. 


  O Eléctrico 28, ou "Amarelo" como é carinhosamente apelidado pelos habitantes de Lisboa, faz parte de um conjunto de veículos originalmente importados dos Estados Unidos em 1901 com o objectivo de subtituir as antigas carruagens puxadas a cavalo, que eram o principal meio de transporte na altura. 


   Podemos começar a nossa viagem em plena baixa de Lisboa, na Rua da Conceição por exemplo, e subir até ao Chiado, um dos bairros mais cosmopolitas e históricos da cidade, entre o Bairro Alto e a Baixa. Aqui encontramos as mais diversas lojas de designers, galerias de arte, restaurantes, cafés (a famosa Brasileira com a célebre estátua do poeta Fernando Pessoa), livrarias, teatros (a ópera do São Carlos e o São Luíz), bem como o elevador da Bica e o Miradouro de Santa Catarina, também conhecido como Adamastor. 


   Descemos pela Calçada do Combro, que nos leva até à Assembleia da República, um dos mais importantes orgãos de soberania nacional, e a partir daí voltamos a subir em direcção à Estrela, que nos oferece um relaxante passeio pelo seu magnífico Jardim, repleto de imponentes dragoeiros e jacarandás. Antes de regressar, não podemos deixar de visitar também a magnífica Basílica da Estrela, uma das mais brilhantes realizações do Barroco tardio em Portugal.



  "Às quatro horas e 40 minutos da manhã de 31 de Agosto de 1901 inicia-se uma nova era nas ruas da capital. O primeiro carro eléctrico da cidade parte do Cais do Sodré para Algés, ostentando a bandeirola de "experiência" e provocando, apesar do insólito horário, uma verdadeira sensação entre os deslumbrados alfacinhas. Dá-se início a uma nova era. Cem anos depois, o eléctrico é um dos habitantes mais queridos das ruas da cidade, e a sua presença transformou-se em verdadeiro "ex-libris". Nesta obra, traça-se a pré-história do carro eléctrico, através da recordação de transportes públicos anteriores, como o omnibus, o "lamanjart" ou o carro americano; percorre-se depois o longo historial dos eléctricos lisboetas, desde os primeiros carros - chegados de Philadelphia e de Saint Louis (EUA) entre 1901 e 1904 - até aos modelos já concebidos em Portugal, nas oficinas de Santo Amaro (década de 20), aos novos formatos adoptados na década de 30 ou, mais recentemente, na década de 90 (eléctricos articulados que fazem a linha ribeirinha). E, porque falar dos eléctricos lisboetas é, na sua essência, falar da Carris, traça-se também a história desta empresa, desde o tempo em que, após intervenção governamental, Luciano Cordeiro e o seu irmão obtiveram, por alvará régio, o privilégio da exploração de um sistema de "viação-carril urbana" e o venderam a um grupo de investidores brasileiros (Julho de 1871)."
    in História do Eléctrico da Carris / The History of the Lisbon Trams de Marina Tavares Dias .


 A Beleza de Lisboa Eléctrico 28, Uma Viagem na História de Nysse Arruda
  A autora associada ao atelier de design de Henrique Cayatte, e à fotógrafa Clara Azevedo, pretendeu criar uma obra de referência para os habitantes locais e turistas que visitam a cidade e que, a bordo do Eléctrico 28, percorrem uma rota com grande significado histórico na capital. A ideia é produzir um livro com um design contemporâneo e arrojado, muito bem ilustrado e com tiragens em versões em português e inglês. A autora pretende (...) ampliar a divulgação do turismo histórico e cultural da cidade de Lisboa, detalhando cada um dos monumentos que pontuam a rota do "28", datados desde o século XII até o século XIX, bem como os museus, os teatros, os miradouros e os jardins que se encontram no percurso do"28" e todos os factos históricos relevantes que tiveram lugar em um ou outro ponto do percurso, somando assim cerca de 2.500 anos de história da cidade de Lisboa. Pretende-se ainda transmitir as vivências quotidianas da cidade e as manifestações culturais e sociais como, por exemplo, a tradicional Feira da Ladra e as festas de Santo António, sem esquecer de referenciar as personalidades culturais, como o poeta Fernando Pessoa, ou mesmo a evocação da Lisboa Queirosiana. A completar o conteúdo editorial do livro, incluir-se-á um capítulo com a história e os detalhes técnicos sobre o próprio Eléctrico 28 como também dados sobre a criação da rede de eléctricos da Carris no início do século passado e um historial da própria empresa. A finalizar também serão incluídos um mapa do percurso, a lista das paragens e ainda uma lista com todas as moradas, contactos e horários de funcionamento dos monumentos e sítios citados no texto. 
 ( A Beleza de Lisboa - Eléctrico 28 de Nysse Arruda )
Editor: INCM
Ano: 2010
Páginas: 160
€30,00
                                                          

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