quinta-feira, 21 de novembro de 2013

banner-FB_gazeta.gif

2.ªs JORNADAS DE HISTÓRIA DA IMPRENSA OLISIPONENSE
Do Diário Lisbonense à Imprensa Romântica ou de Opinião

DATA E HORÁRIO: 9 de dezembro, das 14H00 às 19H00
LOCAL: Sala do Arquivo dos Paços do Concelho da CML
As Segundas Jornadas de História da Imprensa Olisiponense pretendem revisitar a história das publicações periódicas impressas em Lisboa, desta vez, desde o aparecimento (segundo José Tengarrinha) do “primeiro quotidiano português”, o Diário Lisbonense, fundado a 1 de maio de 1809, até à estruturação e desenvolvimento da chamada imprensa romântica ou de opinião, processo concluído por volta de 1875.
Numa iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, através da Hemeroteca Municipal, em parceria científica com o Centro de Investigação Media e Jornalismo, estas Jornadas de História da Imprensa Olisponense são as segundas de um ciclo de colóquios que se pretende anual, com incursões temáticas e diacrónicas pela história da imprensa periódica olisiponense, dos seus primórdios à atualidade.
Em 2013, o encontro trata “Do Diário Lisbonense à Imprensa Romântica ou de Opinião”. Participe nestas jornadas e fique a saber mais sobre as origens, as especificidades e o desenvolvimento dos jornais e revistas que fizeram a história recente de Portugal e da sua capital, Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário